
O que dizer de um alimento tão misterioso e envolvente como o chocolate? Por muito tempo o chocolate foi considerado o vilão de quem quer perder peso ou adquirir uma alimentação saudável, mas esse mito vem se desfazendo através de descobertas científicas que revelam diversos benefícios do chocolate.
Vamos aos benefícios do chocolate, que é considerado por alguns “chocólatras” um alimento do céu?
De fato, alguns tipos de chocolates, como o amargo e meio-amargo, são ricos em nutrientes essenciais, mas em excesso pode provocar processos alérgicos, por possuir leite e alguns conservantes em sua composição. Pessoas com obesidade e com restrição calórica devem ter baixo consumo de chocolate, porém deve consumí-lo sim por conter substância como: o magnésio, que é benéfico para o sistema cardiovascular e ainda pode ajudar a amenizar os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual); é rico em flavonóides, que são compostos antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares; possui também duas substâncias produzidas pelo cérebro, a tiramina e a feniletilamina que elevam o bom humor; contém metilxantinas, como a cafeína e a teobromina que favorecem as funções renais, cardíacas e alivia o cansaço intelectual.
Então, o que o chocolate pode fazer por nós?
• Dar sensação de bem estar: isso acontece porque o chocolate possui em sua composição o triptofano e o magnésio que estimulam a produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e felicidade).
• Energizar: por possuir cafeína e teobromina que aumentam a concentração e disposição das pessoas.
• Diminuir os sintomas da TPM: no período pré-menstrual a produção de serotonina cai, causando tristeza e abatimento. O chocolate, como dito anteriormente, é constituído de triptofano que é um aminoácido responsável pela produção de serotonina no cérebro.
• Evitar o mau colesterol: isso ocorre porque os flavonóides, presentes no chocolate, previnem o aparecimento do mau colesterol (LDL)
• Conferir saúde cardiovascular: os flavonóides também diminuem as chances de coagulação sanguínea, além de favorecer a vasodilatação das artérias, diminuindo, assim, a pressão arterial e consequentemente os ataques cardíacos e derrames.
• Influir no humor e comportamento: o estresse estimula a secreção renal de magnésio, como este mineral é um dos responsáveis pela produção de serotonina, as pessoas acabam buscando o chocolate para suprir essa necessidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário