Um dos temas de grande destaque atualmente, discutido em diversas mídias, refere-se aos alimentos funcionais. Mas você sabe realmente o que esse termo significa e quais osbenefícios que podem proporcionar a você e sua família?
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), são considerados alimentos funcionais aqueles que, além das funções nutricionais básicas, produzem efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde.
Os alimentos funcionais apresentam componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco de alguns problemas de saúde. Porém, é importante frisar que eles não têm o poder de cura e que sua eficácia é comprovada apenas com estudo científicos.
Mas para obter os benefícios dos alimentos funcionais é necessário que você os consuma regularmente em suas refeições. Além disso, ao serem consumidos em sua forma natural, não apresentam contra-indicações e não necessitam de prescrição médica.

E quais alimentos são classificados como funcionais?
Eis uma pequena lista : soja e derivados, cereais integrais (aveia, centeio, cevada, farelo de trigo), tomate, pimentão vermelho, couve-flor, brócolis, óleo de linhaça, ervilhas, hortaliças com talos, leites fermentados, iogurtes e produtos lácteos fermentados, entre muitos outros.
Os funcionais no seu dia-a-dia
Para manter uma alimentação saudável, equilibrada e que conte com os efeitos benéficos que estes alimentos proporcionam, os especialistas sugerem que as pessoas passem a comer mais legumes, verduras e frutas, além dos cereais integrais .
"Outra dica é substituir, em parte, o consumo de carne bovina, de embutidos e de alimentos à base de carne vermelha por soja e derivados ou peixes ricos em omega 3"
Vale lembrar, porém, que não adianta consumir os alimentos funcionais em grande quantidade e de forma isolada, pois eles só funcionam quando fazem parte de uma dieta balanceada - associada à prática regular de atividades físicas.
"Alguém que utilize um alimento para o controle do colesterol, por exemplo, só terá resultados positivos se associá-lo a uma dieta pobre em gordura saturada."
Portanto, faça escolhas saudáveis e equilibradas!
Autora: Ligia Parreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário